Clubecarros: Quais peças fazem parte de um motor de carro?

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Quais peças fazem parte de um motor de carro?

Um motor a combustão interna é compostos por um conjunto de peças responsáveis pelo seu funcionamento , são elas:

Bloco do motor 
O maior e mais importante deles, pois é ele que recebe todas as outras peças, na maioria dos casos é constituído por uma liga de ferro fundido cinzento ou nodular, podemos dizer que o bloco é o corpo do motor , pois é moldado de forma que todas as outras peças se encaixe nele ou dentro dele.
Um motor pode ter de 1 cilindro até 12 cilindros.
  
Cabeçote 

Geralmente construído em uma liga de Alumínio (Al), para dissipar o calor, o cabeçote é constituído de um corpo fundido com dutos ou vias por onde a mistura de ar mais combustível é direcionada até as sedes das válvulas. Internamente o cabeçote possui galerias que dão a continuidade daquelas que vem do bloco para a circulação da água e também do óleo. Na parte superior do cabeçote encontramos os mancais de apoio do comando de válvulas quando a configuração do motor for OHC ou DOHC (sigla em inglês para comando ou duplo comando de válvulas no cabeçote). É no cabeçote que as válvulas de admissão e escape estão alojadas juntamente com as molas de retorno de abertura os retentores, as chavetas, os tuchos e balancins, peças que veremos detalhadamente mais adiante, formando um cabeçote completo com todas as peças. Na parte inferior do cabeçote encontramos os semi-esféricos ou câmara de combustão juntamente com as sedes de válvulas, local onde a mistura ar combustível é comprimida, e rosqueada nesta câmara se encontra a vela de ignição.

Coletores

São dois componentes com o mesmo nome inicial, porém, com funções bem distintas. Um chamado de coletor de admissão que tem por função guiar a mistura de ar mais combustível até a entrada dos dutos ou vias do cabeçote.
Coletor de admissão
Coletor de escapamento

O outro recebe a nomenclatura de coletor de escapamento e realiza a função de coletar os gases queimados provenientes da explosão na câmara de combustão e que saem dos dutos do cabeçote e são direcionados a entrar no sistema de exaustão ou escapamento. Os dois coletores são projetados e fabricados com a aplicação das mais diversas geometrias de desenho para contribuir com um melhor desempenho para os motores minimizando as restrições da passagem da mistura de combustível para dentro do motor e dos gases queimados na exaustão.



Tampa do cárter e tampa de válvulas
As tampas do motor de combustão interna ciclo Otto estão como peças que selam o motor na parte de cima, geralmente conhecida como tampa das válvulas, e também vedam o motor na parte de baixo.
Tampa do cárter


Tampa de válvula
Na parte de baixo esta tampa é mais conhecida como cárter de óleo, depósito de óleo do motor, e está colocada em uma posição estratégica onde pode servir tanto para recolher o óleo lubrificante do motor como também resfriá-lo.
Pistão

O pistão do motor é uma peça que fica localizada no interior dos cilindros,  cada cilindro possui um pistão.
Se movimenta para cima e para baixo, e tem por principal função receber, em toda sua área superior, a explosão da mistura de ar e combustível. A explosão da mistura de combustíveis gera um deslocamento de massa de gases dentro da câmara de combustão e o pistão recebe esta força e passa a diante. 
Bielas
A biela é o componente responsável por transmitir a força recebida pelo pistão e repassar ou virabrequim.
biela1
Com a exclusiva função de inverter o sentido de movimento, pois ligada ao pistão através de um pino a biela sobe e desce e ligada ao virabrequim, preso com uma capa entre bronzinas, a biela transmite a força em forma de movimento rotativo ou circular. Geralmente feita de aço forjado a biela assume determinadas formas e tamanhos diferentes conforme o tipo e configuração de cada motor.

Virabrequim
Virabrequim ou árvore de manivelas; o virabrequim que também é conhecido como árvore de manivelas e girabrequim é o eixo central do motor.
virabrequim
Este eixo que recebe a força dos pistões e a inversão do sentido de movimento da biela é o responsável por gerar e enviar ao sistema de transmissão, torque, força e rotação. Preso em seus munhões por mancais de apoio no bloco e capas removíveis entre bronzinas, o virabrequim é fundido em aço carbono tem as bielas acopladas nos moentes e sua geometria lembra várias manivelas colocadas lado a lado. Na mecânica em geral quanto maior for o braço de força ou alavanca maior será o torque e no virabrequim o tamanho da manivela influencia diretamente neste fator, quanto maior a manivela maior será o torque, mas algumas características mecânicas trabalham junto com este fator como rotação e força, onde nos determinados tipos de motores que encontramos nos veículo, são sempre trabalhadas para promover um determinado balanceamento entre essas características. O virabrequim possui alguns contra pesos para manter o eixo balanceado e é vazado internamente para permitir a lubrificação nos seus mancais de apoio e de bielas. Em uma das extremidades do eixo encontramos a saída de força ligada ao volante do motor e em outra encontramos, geralmente, a bomba do sistema de lubrificação do óleo que quando ligado o motor toca sem parar este sistema.

Bronzinas
As bronzinas são fabricadas com uma liga com grande quantidade de Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn), daí o nome, e são colocadas entre as superfícies de contato da parte interna da biela e capa como também na parte interna dos mancais e capas de apoio do virabrequim.
mailgooglecom
Se analisarmos estas peças revestem a parte externa dos munhões e moentes do virabrequim formando uma bucha de bronze. Quando temos um desgaste do motor, dependendo da situação, geralmente observamos que estas buchas estão com desgaste e devem ser substituídas preservando as peças de maior custo como bielas e virabrequim. As bronzinas são bipartidas e possuem um rebaixo longitudinal que permite a lubrificação na superfície de contado aonde aplicada.
Comando de válvulas

O comando de válvulas na maioria dos casos é feito de ferro fundido nodular .


Possui tem uma das funções mais importantes no motor que é a de fazer o comando de abertura das válvulas de admissão e escape. Sincronizado mecanicamente com o eixo virabrequim, através de polias e correia dentada, o eixo comando de válvulas esta geralmente localizado sobre o cabeçote e possui ressaltos denominados de “câmes” sendo um para cada válvula. Quando o eixo gira e os ressaltos, defasados em graus uns dos outros, tocam as válvulas ou balancins acabam empurrando os mesmos e forçando para que realizem suas funções. 

Válvulas de admissão e de escape 
As válvulas são componentes feitos de uma liga de aço carbono. Te mais ou menos forma de um prego só que maior ,a válvula realiza a tarefa de permitir ou não a passagem da mistura na admissão para o interior do cilindro do motor ou gases queimados provenientes da combustão para fora no escape.
As válvulas estão posicionadas no cabeçote de tal forma que quando fechadas bloqueiam qualquer passagem, pois se assentam na sede de válvulas usinadas na câmera de combustão interrompendo o fluxo nos dutos de admissão ou escape do cabeçote. 

Tuchos 
Os tuchos hidráulicos são componentes que funcionam a partir da pressão hidráulica gerada pelo sistema de lubrificação do motor.
A função deles é de minimizar a folga entre “came” do comando de válvula e a própria válvula. Os tuchos podem ser do tipo mecânico funcionando apenas com a ação de molas mecânicas, mas os tuchos com acionamento hidráulico são bem parecidos com um sistema de cilindro e pistão onde o cilindro recebe a vazão de óleo da bomba e gera pressão interna movimentando o pistão interno. No caso dos tuchos hidráulicos colocados no cabeçote do motor, uma haste interna é acionada promovendo um pequeno curso que irá influenciar o balancim em se ajustar perfeitamente com as válvulas reduzindo ao mínimo a sua folga.
Anéis 
Os anéis de pistão são peças muito importantes para o perfeito funcionamento do motor. Estas peças de forma circular são fabricadas com uma liga de aço-carbono com um teor de carbono bem elevado, o que da dureza a esses componentes.
Os anéis de segmentos, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tipos. Com finalidades diferentes e envoltos ao pistão, o primeiro tipo de anel que fica quase na cabeça do pistão tem a função de conter a pressão gerada pela explosão nos cilindros e evitando a perda de pressão na hora do segundo tempo do motor chamado de compressão. O segundo anel mais abaixo do primeiro tem duas funções, uma de ajudar a reter a compressão como o primeiro e outra de criar uma película de óleo quando o mesmo raspa as paredes internas do cilindro. O terceiro anel tem a função de raspar o excesso de óleo e criar uma fina película de lubrificação para que os outros anéis tenham o mínimo de atrito evitando o desgaste entre anéis e cilindro. 
Molas de válvula
Estas molas são fabricados com uma liga chamada de aço-mola mais flexível que o aço normal.
mola_de_valvula
Quando uma válvula é acionada ela precisa voltar ,Ela serve para trazer a válvula de volta re ao seu ponto inicial .
Balancin
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O balancin tem a função de receber, na parte superior, o contato do “came” do comando de válvulas. Na parte inferior o balancim,de um lado, tem contato com o tucho e do outro lado  com as válvulas.
Retentores e juntas
As juntas e retentores do motor são componentes aplicados em todo o corpo do motor.
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As junções de peças fixas como coletores, tampas e cabeçotes necessitam de uma vedação entre as suas superfícies evitando vazamentos de fluídos líquidos ou gasosos como a perda de compressão dos cilindros. Os componentes móveis também são vedados com retentores de óleos como o comando de válvulas e o virabrequim. As bombas de óleo e bomba d’água também utilizam juntas e retentores para promover uma perfeita vedação. 
Polias e correias 
O motor  opera de uma forma onde o eixo virabrequim e o eixo comando de válvulas fiquem ligados e sincronizados para que ocorra um perfeito funcionamento.
Esta ligação é feito através da correia denta , que é feita de um material parecido com o de pneu , esta   correia tem os dentes encaixados a polia do comando de válvula e na polia do virabrequim. 
Volante do motor

O volante do motor é a peça ligada na saída do virabrequim ou árvore de manivelas e tem algumas empregabilidades como servir de peso ou massa, para o eixo virabrequim nos intervalos das explosões dos cilindros, mantendo assim com a incidência da força cinética o eixo balanceado. Outra função que cabe ao volante do motor é de transmitir a força gerada pelo motor para a transmissão já que em sua superfície de contato temos a embreagem acoplada para receber esta força. O volante também tem a função de receber o movimento rotativo do motor elétrico para dar partida no motor de combustão já que em seu perímetro externo o volante possui uma gremalheira dentada como se fosse uma grande engrenagem aonde o motor de partida será acoplado.
Acessórios



Acessórios do Motor; são considerados acessórios os componentes ligados ao motor que também são componentes de sistemas próprios como bomba d’água, bomba de óleo e distribuidor de ignição, entre outros, que vamos ver quando estivermos estudando sobre estes sistemas em particular, porém, vamos fazer um breve comentário sobre estes componentes. A bomba d’água fica acoplada ao motor e coleta a água das galerias internas do bloco e bombeia para todo o sistema.
A bomba de óleo também faz o mesmo papel e está ligada diretamente no eixo virabrequim sendo acionada todo o tempo que o motor estiver em funcionamento. O alternador também é um acessório do motor porque gera tensão suficiente para alimentar os componentes eletroeletrônicos do motor e de todo o automóvel. Temos também o sistema de ignição onde podemos entender que este sistema é o responsável por gerar a faísca ou centelha elétrica nas velas e provocar a explosão da mistura ar mais combustível.












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