A transmissão de uma carro é a parte responsável por transferir para as rodas a força e velocidade, produzida pelo motor.
O motor gera a força necessária impulsionar a transmissão e transmissão o veículo.
Primeiramente a força do motor é transmitida para volante do motor.
O volante por sua vez transmite a força para embreagem.
Disco de embreagem, peça de fricção e transferência de força na transmissão
O principal componente da embreagem é disco de embreagem apresentado na foto acima. O é pressionado pela força do platô que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.
Eixo Primário de engrenagem, todas estão fixas no eixo
Eixo secundário engrenagens livres
O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao disco de embreagem.
No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.
Conjunto, trambulador,varões e garfos de engate de marcha
Travada, a engrenagem transmite toda força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, das engrenagens movidas. O eixo secundário passa a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veículo.
Engrenagem travada no eixo secundário
mecanismo composto de tambor, luva, cone macho e fêmea, anel sincronizador e engrenagem
A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberação da força do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de saída no eixo primário que irá se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais velocidade ao veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário