O álcool tem poder corrosivo superior ao da gasolina em relação aos metais ferrosos. Por outro lado, ele lembra que a gasolina brasileira recebe grande quantidade de álcool e que, para evitar qualquer tipo de problema nos motores flex, as peças que entram em contato com o combustível são feitas para resistir a essa ação corrosiva.
"Por causa disso, o consumidor pode rodar apenas com o combustível vegetal sem ter de se preocupar com a necessidade de usar gasolina para 'lubrificar' as peças, isso é um mito”, esclarece. Por outro lado, Venosa recomenda que o dono do carro flex use um tanque de gasolina pelo menos a cada seis meses para evitar um problema específico.
"Em modelos abastecidos apenas com álcool, pode ocorrer o surgimento de uma espécie de gelatina incolor junto ao pescador, no interior do tanque de combustível. Ela surge, provavelmente, por conta de algum tipo de reação química e pode entupir a bomba, causando sua queima. O uso de um tanque de gasolina dissolve esse material.”
Já sobre o álcool aditivado, lançado pela Shell, o engenheiro de combustíveis da empresa Gilberto Pose explica que seus principais benefícios são os seguintes:
- Manter limpo o sistema de injeção e as válvulas de admissão, colaborando para que as características de um motor novo permaneçam por mais tempo.
- Permite que o motor trabalhe mais livre, tendo como consequência uma melhor resposta.
- Propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão.
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