quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Quais peças fazem parte de um motor de carro?
Um motor a combustão interna é compostos por um conjunto de peças responsáveis pelo seu funcionamento , são elas:
O pistão do motor é uma peça que fica localizada no interior dos cilindros, cada cilindro possui um pistão.
O volante do motor é a peça ligada na saída do virabrequim ou árvore de manivelas e tem algumas empregabilidades como servir de peso ou massa, para o eixo virabrequim nos intervalos das explosões dos cilindros, mantendo assim com a incidência da força cinética o eixo balanceado. Outra função que cabe ao volante do motor é de transmitir a força gerada pelo motor para a transmissão já que em sua superfície de contato temos a embreagem acoplada para receber esta força. O volante também tem a função de receber o movimento rotativo do motor elétrico para dar partida no motor de combustão já que em seu perímetro externo o volante possui uma gremalheira dentada como se fosse uma grande engrenagem aonde o motor de partida será acoplado.
Bloco do motor
O maior e mais importante deles, pois é ele que recebe todas as outras peças, na maioria dos casos é constituído por uma liga de ferro fundido cinzento ou nodular, podemos dizer que o bloco é o corpo do motor , pois é moldado de forma que todas as outras peças se encaixe nele ou dentro dele.
Um motor pode ter de 1 cilindro até 12 cilindros.
Cabeçote
Geralmente construído em uma liga de Alumínio (Al), para dissipar o calor, o cabeçote é constituído de um corpo fundido com dutos ou vias por onde a mistura de ar mais combustível é direcionada até as sedes das válvulas. Internamente o cabeçote possui galerias que dão a continuidade daquelas que vem do bloco para a circulação da água e também do óleo. Na parte superior do cabeçote encontramos os mancais de apoio do comando de válvulas quando a configuração do motor for OHC ou DOHC (sigla em inglês para comando ou duplo comando de válvulas no cabeçote). É no cabeçote que as válvulas de admissão e escape estão alojadas juntamente com as molas de retorno de abertura os retentores, as chavetas, os tuchos e balancins, peças que veremos detalhadamente mais adiante, formando um cabeçote completo com todas as peças. Na parte inferior do cabeçote encontramos os semi-esféricos ou câmara de combustão juntamente com as sedes de válvulas, local onde a mistura ar combustível é comprimida, e rosqueada nesta câmara se encontra a vela de ignição.
Coletores
São dois componentes com o mesmo nome inicial, porém, com funções bem distintas. Um chamado de coletor de admissão que tem por função guiar a mistura de ar mais combustível até a entrada dos dutos ou vias do cabeçote.
Coletor de admissão
Coletor de escapamento
O outro recebe a nomenclatura de coletor de escapamento e realiza a função de coletar os gases queimados provenientes da explosão na câmara de combustão e que saem dos dutos do cabeçote e são direcionados a entrar no sistema de exaustão ou escapamento. Os dois coletores são projetados e fabricados com a aplicação das mais diversas geometrias de desenho para contribuir com um melhor desempenho para os motores minimizando as restrições da passagem da mistura de combustível para dentro do motor e dos gases queimados na exaustão.
Tampa do cárter e tampa de válvulas
As tampas do motor de combustão interna ciclo Otto estão como peças que selam o motor na parte de cima, geralmente conhecida como tampa das válvulas, e também vedam o motor na parte de baixo.
Tampa do cárter
Tampa de válvula
Na parte de baixo esta tampa é mais conhecida como cárter de óleo, depósito de óleo do motor, e está colocada em uma posição estratégica onde pode servir tanto para recolher o óleo lubrificante do motor como também resfriá-lo.
Pistão
O pistão do motor é uma peça que fica localizada no interior dos cilindros, cada cilindro possui um pistão.
Se movimenta para cima e para baixo, e tem por principal função receber, em toda sua área superior, a explosão da mistura de ar e combustível. A explosão da mistura de combustíveis gera um deslocamento de massa de gases dentro da câmara de combustão e o pistão recebe esta força e passa a diante.
Bielas
A biela é o componente responsável por transmitir a força recebida pelo pistão e repassar ou virabrequim.
Com a exclusiva função de inverter o sentido de movimento, pois ligada ao pistão através de um pino a biela sobe e desce e ligada ao virabrequim, preso com uma capa entre bronzinas, a biela transmite a força em forma de movimento rotativo ou circular. Geralmente feita de aço forjado a biela assume determinadas formas e tamanhos diferentes conforme o tipo e configuração de cada motor.
Virabrequim
Virabrequim ou árvore de manivelas; o virabrequim que também é conhecido como árvore de manivelas e girabrequim é o eixo central do motor.
Este eixo que recebe a força dos pistões e a inversão do sentido de movimento da biela é o responsável por gerar e enviar ao sistema de transmissão, torque, força e rotação. Preso em seus munhões por mancais de apoio no bloco e capas removíveis entre bronzinas, o virabrequim é fundido em aço carbono tem as bielas acopladas nos moentes e sua geometria lembra várias manivelas colocadas lado a lado. Na mecânica em geral quanto maior for o braço de força ou alavanca maior será o torque e no virabrequim o tamanho da manivela influencia diretamente neste fator, quanto maior a manivela maior será o torque, mas algumas características mecânicas trabalham junto com este fator como rotação e força, onde nos determinados tipos de motores que encontramos nos veículo, são sempre trabalhadas para promover um determinado balanceamento entre essas características. O virabrequim possui alguns contra pesos para manter o eixo balanceado e é vazado internamente para permitir a lubrificação nos seus mancais de apoio e de bielas. Em uma das extremidades do eixo encontramos a saída de força ligada ao volante do motor e em outra encontramos, geralmente, a bomba do sistema de lubrificação do óleo que quando ligado o motor toca sem parar este sistema.
Bronzinas
As bronzinas são fabricadas com uma liga com grande quantidade de Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn), daí o nome, e são colocadas entre as superfícies de contato da parte interna da biela e capa como também na parte interna dos mancais e capas de apoio do virabrequim.
Se analisarmos estas peças revestem a parte externa dos munhões e moentes do virabrequim formando uma bucha de bronze. Quando temos um desgaste do motor, dependendo da situação, geralmente observamos que estas buchas estão com desgaste e devem ser substituídas preservando as peças de maior custo como bielas e virabrequim. As bronzinas são bipartidas e possuem um rebaixo longitudinal que permite a lubrificação na superfície de contado aonde aplicada.
Comando de válvulas
O comando de válvulas na maioria dos casos é feito de ferro fundido nodular .
Possui tem uma das funções mais importantes no motor que é a de fazer o comando de abertura das válvulas de admissão e escape. Sincronizado mecanicamente com o eixo virabrequim, através de polias e correia dentada, o eixo comando de válvulas esta geralmente localizado sobre o cabeçote e possui ressaltos denominados de “câmes” sendo um para cada válvula. Quando o eixo gira e os ressaltos, defasados em graus uns dos outros, tocam as válvulas ou balancins acabam empurrando os mesmos e forçando para que realizem suas funções.
Válvulas de admissão e de escape
As válvulas são componentes feitos de uma liga de aço carbono. Te mais ou menos forma de um prego só que maior ,a válvula realiza a tarefa de permitir ou não a passagem da mistura na admissão para o interior do cilindro do motor ou gases queimados provenientes da combustão para fora no escape.
As válvulas estão posicionadas no cabeçote de tal forma que quando fechadas bloqueiam qualquer passagem, pois se assentam na sede de válvulas usinadas na câmera de combustão interrompendo o fluxo nos dutos de admissão ou escape do cabeçote.
Tuchos
Os tuchos hidráulicos são componentes que funcionam a partir da pressão hidráulica gerada pelo sistema de lubrificação do motor.
A função deles é de minimizar a folga entre “came” do comando de válvula e a própria válvula. Os tuchos podem ser do tipo mecânico funcionando apenas com a ação de molas mecânicas, mas os tuchos com acionamento hidráulico são bem parecidos com um sistema de cilindro e pistão onde o cilindro recebe a vazão de óleo da bomba e gera pressão interna movimentando o pistão interno. No caso dos tuchos hidráulicos colocados no cabeçote do motor, uma haste interna é acionada promovendo um pequeno curso que irá influenciar o balancim em se ajustar perfeitamente com as válvulas reduzindo ao mínimo a sua folga.
Anéis
Os anéis de pistão são peças muito importantes para o perfeito funcionamento do motor. Estas peças de forma circular são fabricadas com uma liga de aço-carbono com um teor de carbono bem elevado, o que da dureza a esses componentes.
Os anéis de segmentos, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tipos. Com finalidades diferentes e envoltos ao pistão, o primeiro tipo de anel que fica quase na cabeça do pistão tem a função de conter a pressão gerada pela explosão nos cilindros e evitando a perda de pressão na hora do segundo tempo do motor chamado de compressão. O segundo anel mais abaixo do primeiro tem duas funções, uma de ajudar a reter a compressão como o primeiro e outra de criar uma película de óleo quando o mesmo raspa as paredes internas do cilindro. O terceiro anel tem a função de raspar o excesso de óleo e criar uma fina película de lubrificação para que os outros anéis tenham o mínimo de atrito evitando o desgaste entre anéis e cilindro.
Molas de válvula
Estas molas são fabricados com uma liga chamada de aço-mola mais flexível que o aço normal.
Quando uma válvula é acionada ela precisa voltar ,Ela serve para trazer a válvula de volta re ao seu ponto inicial .
Balancin
O balancin tem a função de receber, na parte superior, o contato do “came” do comando de válvulas. Na parte inferior o balancim,de um lado, tem contato com o tucho e do outro lado com as válvulas.
Retentores e juntas
As juntas e retentores do motor são componentes aplicados em todo o corpo do motor.
As junções de peças fixas como coletores, tampas e cabeçotes necessitam de uma vedação entre as suas superfícies evitando vazamentos de fluídos líquidos ou gasosos como a perda de compressão dos cilindros. Os componentes móveis também são vedados com retentores de óleos como o comando de válvulas e o virabrequim. As bombas de óleo e bomba d’água também utilizam juntas e retentores para promover uma perfeita vedação.
Polias e correias
O motor opera de uma forma onde o eixo virabrequim e o eixo comando de válvulas fiquem ligados e sincronizados para que ocorra um perfeito funcionamento.
Esta ligação é feito através da correia denta , que é feita de um material parecido com o de pneu , esta correia tem os dentes encaixados a polia do comando de válvula e na polia do virabrequim.
Volante do motor
Acessórios
Acessórios do Motor; são considerados acessórios os componentes ligados ao motor que também são componentes de sistemas próprios como bomba d’água, bomba de óleo e distribuidor de ignição, entre outros, que vamos ver quando estivermos estudando sobre estes sistemas em particular, porém, vamos fazer um breve comentário sobre estes componentes. A bomba d’água fica acoplada ao motor e coleta a água das galerias internas do bloco e bombeia para todo o sistema.
A bomba de óleo também faz o mesmo papel e está ligada diretamente no eixo virabrequim sendo acionada todo o tempo que o motor estiver em funcionamento. O alternador também é um acessório do motor porque gera tensão suficiente para alimentar os componentes eletroeletrônicos do motor e de todo o automóvel. Temos também o sistema de ignição onde podemos entender que este sistema é o responsável por gerar a faísca ou centelha elétrica nas velas e provocar a explosão da mistura ar mais combustível.
O que é arrefecimento?
Reservatório de expansão
Radiador
O calor sempre foi um problema para os motores de combustão interna.
Quando a temperatura sobe muito um motor perde ate 33% de sua eficacia .
Por esta rasão é muito importante que o sistema de arrefecimento esta funcionando perfeitamente, sistema este que nada mais é do que :
Reservatório de expansão , radiador , mangueiras de água , válvula termostática bomba d`gua e galeria interna do cabeçote.
Como saber se o terminal de direção esta ruim?
O terminal é uma peça parecida com um pivô que vai acoplada no final da barra de direção no fim da barra de direção encontramos os terminais de direção e no montante da suspensão , essa peça é responsável pelo movimento de toda a coluna de suspensão, rodas e pneus possibilitando a direção.
Uma das características apresentadas quando se desgasta é uma folga na direção , mais as vezes ela é pequena e não se percebe somente virando o volante ,
Por isso é importante levar a uma oficina para erguer o carro em um elevador e assim o mecânico podera ver com uma chave de venda forçando o terminal ou simplesmente o roda com as mãos.
E muito importante a manutenção preventiva , pois esta é uma peça pequena mais muito importante para segurança , pois ela é responsável por fazer com que as rodas esterce para um lado e outro ,
se o terminal se desgastar muito ele pode se soltar e ai oi carro ficara desgovernado.
Já troquei as pastilhas mais continua fazendo barulho, o que pode ser?
Assim como as pastilhas os disco de freio também sofre desgastes , mais em escala menor , e se o disco já foi muito usado pode ser que ele esteja desgastado e quando isso ocorre cria se uma parte mais funda onde as pastilhas entram em contato com o disco , envolta fica uma espécie de rebarba que quando a roda gira fica esfregando na pastilha , por isso o barulho de ferro raspando continua.
Para resolver o problema o mecânico deve desgastar envolta do disco até acabar com a sobra.
Mais preste atenção , pois se estiver muito gasto sera preciso substituir por u m novo.
Para que serve as pastilhas de freio?
As pastilhas são uns dos componestes mais importantes do freios , pois são elas que exercem pressão nos discos para gerar fricção e assim diminuir a velocidade do automóvel .
Um dos sintomas de pastilha gasta é o pedal do freio baixo e em casos mais extremos vc ouvir e sentir barulho de ferros raspando , se chegar a este ponto é porque já passou da hora de substituí-las e provavelmente o disco de freio também foi afetado.
Como funcionam os freios de um carro?
O sistema de freio é composto por muitas peças que junto garante a frenagem do veículo. As peças mais importantes são o reservatório de óleo , disco ou tambor de freio e as pastilhas.
Estes também são os componentes que se desgastam primeiro , pois estão sempre em movimento .
O disco de freio está ligado as rodas sendo o componente responsável, junto as pastilhas, de gerar a fricção para reduzir a velocidade do veículo. O tambor de freio exerce a mesma função e ambos estão sujeitos a alta e baixa temperatura por isso requer uma revisão de vez em quando.
Para que serve a junta homocinetica?
A homocinética é a responsável pela transmissão da força gerada pelo motor que é transferida pelo cambio até as rodas.
A junta homocinética é que permite que a roda faça movimentos rotativo em diversos ângulos.
Vista lateral da homocinética com coifa
O movimento da homocinética é dado por um rolamento , a qual possui uma parte interna e outra externa que são separados por uma “gaiola” onde ficam as esferas do rolamento junto à parte fixa do semi-eixos. Tanto a gaiola como a parte fixa do eixo possuem canais, por onde as esferas podem deslizar permitindo assim o movimento da parte externa da junta homocinética em vários ângulos.
Detalhe da gaiola e esferas
O excesso de torque principalmente quando o volante estiver esterçado ao máximo aumenta muito as chances de estourar a homocinética por isso requer cautela ao fazer estes movimento , pois o cuidado aumenta avida útil da homocinética.
Como funciona a transmissão de um automóvel?
A transmissão de uma carro é a parte responsável por transferir para as rodas a força e velocidade, produzida pelo motor.
O motor gera a força necessária impulsionar a transmissão e transmissão o veículo.
Primeiramente a força do motor é transmitida para volante do motor.
O volante por sua vez transmite a força para embreagem.
Disco de embreagem, peça de fricção e transferência de força na transmissão
O principal componente da embreagem é disco de embreagem apresentado na foto acima. O é pressionado pela força do platô que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.
Eixo Primário de engrenagem, todas estão fixas no eixo
Eixo secundário engrenagens livres
O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao disco de embreagem.
No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.
Conjunto, trambulador,varões e garfos de engate de marcha
Travada, a engrenagem transmite toda força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, das engrenagens movidas. O eixo secundário passa a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veículo.
Engrenagem travada no eixo secundário
mecanismo composto de tambor, luva, cone macho e fêmea, anel sincronizador e engrenagem
A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberação da força do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de saída no eixo primário que irá se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais velocidade ao veículo.
Quantas pessoas cabem no maior avião do mundo?
O maior avião comercial do mundo é o Airbus a 380 , também conhecido como super Jumbo .
O avião fez seu primeiro voo de teste em 27 de Abril de 2005 , a aeronave tem capacidade para levar de 555 a 845 passageiro , tem dimensões de 72,75 mts de comprimento e uma envergadura de 79,80 mts com altura de 24,8 mts , chega a velocidade máxima de 970 hm por hora, com autonomia de 14.800 km.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
VW apresenta detalhes do Golf G VIII
A Volkswagen revelou detalhes da sétima geração do Golf na Alemanha, o carro vem com dimensões maiores porem 100 kg mais leve .
Isso graças ao uso de peças em aço e alumínio , o motor 1.4 turbo ficou 26 kg mais leve .
A W
Volkswagen aina não informou qual será a escala de motores da nova geração , até o momento só ficou confirmado o motor turbo de 1.4 litros com 14 cv.
Palio 16 valvulas é mesmo ruim?
Assim com o todo carro 16 válvulas ele tem a manutenção mais cara que o 8 válvulas afinal são o a mais .
Todo motor 16 válvula exige um cuidado a mais , porem fazendo a manutenções preventivas corretas vc vai ter carro para muito tempo.
Esse negocio que o povo fala que não presta é mito , o carro é ótimo para usar é até melhor que o 8 válvulas , pois é até mais forte .
Devido a esse preconceito bobo que o povo tem de carro 16 válvulas ele é mais ruim de comercio mesmo , mais é um ótimo carro no geral.
Toyota Prius chega em Outubro.
Depois de mais de 1 ano de espera a Toyota cumpriu a promessa , e agora o hatch hibrido Toyota Prius já esta com data marcada para chegar as concessionárias do Brasil .
Segundo a montadora o carro chegara as lojas em Outubro.
O modelo ecologicamente correto terá custara a bagatela de cerca de R$ 150.000.
O Toyota Prius vai concorrer com o Ford Fusion Hybrid que foi o primeiro carro hibrido do Brasil , mais também não sai por menos de 13 mil.
O carrão vem equipado com motor de 138 cv.
C4 Picasso ganha teto panorâmico
A Citroen C4 Picasso ganhou uma série especial , a La Luna.
O já luxuoso modelo agora passa a contar com teto panorâmico , que até o momento só era encontrado no Grand C4, o modelo também ganhou um kit de som USB com conexão via Bluetooh e mais uma opção de cor (Blanc Banquise) .
O C4 Picasso que anteriormente custava R$ 86.500 agora com estes novos itens passa a custar a bagatela de R$ 92.200.
Quando devo fazer limpeza no radiador?
Se O carro não esta esquentando as vezes nem vale a pena mexer no radiador , mais se vc notar que o tanque de expansão esta mioto sujo então pode ser necessário fazer uma limpeza .
Coloque uma mangueira dentro do reservatório de água , deixando a água sair até atar limpa.
Depois disso é só montar .
Não deixe de colocar aditivo , pois ele muda a propriedade da água e deixa nas condições adequadas para o funcionamento do motor.
Qual a punição por dirigir alcoolizado?
Todo motorista que for pego dirigindo embriagado recebera uma muita de R$ 957,00 e terá a habilitação suspensa por , para recuperá-la terá que fazer um curso de reciclagem e de quebra ainda respondera processo criminal , a pena fica a critério do juiz , pode ir desde pena administrativa , pagamento de serviços comunitários , doação de sextas e em casos raros prisão.
Como não deixar o carro voltar no semáforo?
É muito simples , se você ainda não é um motorista muito experiente , use o freio de mão para arrancar nas subidas ou em semáforos ,
quando parar o carro pise na embreagem e puxe o freio de mão e quando for sair , use a tecnica de arrancar na subida quando a carro tremer vc solta o freio de mão é pronto .
Esta técnica é muito boa não só para motoristas iniciantes , eu particularmente só uso esta pois ficar segurando o carro na embreagem causa um desgaste muito auto no kit embreagem .
Como saber se o rolamento da roda esta ruim?
Um rolamento de roda ruim apresenta sintomas que fara você perceber .
O principal deles é uma forma de ronco ou ruido que só é possível perceber quando o carro estiver no asfalta , pois com a velocidade o rolamento começa a roncar,
outro sintoma se roda estiver com jogo, mais não é muito comum.
Se você perceber um destes sintomas leve imediatamente a uma oficina , pois se um rolamento deste chegar a travar em alta velocidade e acidente na certa , pois a roda pode cair.
Porque o carro não engata nehuma marcha?
Existe vário problemas que podem levar a isso , mais vou sitar o mais comum .
Na parte de baixo junto a manopla do cambio existe uma pecinhas de plastico , ela é chamada de Kit Trambulador ou simplesmente Trambulador , ela funciona como nosso joelho e faz a ligação entre a alavanca e caixa de câmbio, e com o uso ela pode se soltar desgastar ou até mesmo quebrar e isso faz com que algumas marchas não entre ou até mesmo que nenhuma marcha entre .
leve a um bom mecânico que ele vai descobrir o defeito rapinho, e o concerto deve ficar caro.
Assinar:
Postagens (Atom)