Existem dois métodos de medição do número de octanas de um combustível utilizado em motores quatro tempo O resultado de um deles é o RON , Número de Octanas , mas há também o MON . Número de Octanas Motor. O primeiro diz respeito ao teste realizado para verificar a resistência do combustível à detonação em um motor-padrão, específico para essa finalidade, trabalhando em giros baixos. Já o MON avalia essa mesma resistência, porém, em rotação elevada.
O MON, avaliado em altos giros, oferece um resultado menor porque a temperatura na câmara de combustão, mais elevada, também facilita a combustão.
De qualquer forma, a informação que vale para o dono do carro, é a média desses dois valores ,basta somá-los e dividir o resultado por dois , o que, geralmente, é informado pelos postos de combustíveis, o número de octanas do combustível que será utilizado pode ser maior que o indicado pelo fabricante do veículo, mas não pode, de forma alguma, ser inferior ao recomendado.
A octanagem, que é o índice de resistência à detonação do combustível, não tem correspondência com a qualidade da gasolina, álcool ou GNV. Porém, motores de potência elevada exigem compressão mais alta e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Seja lá qual for o motor de seu veículo, é importante abastecer com um tipo de combustível que seja adequado a ele.
A adição de álcool é uma forma de aumentar a octanagem da gasolina, já que o combustível vegetal possui número mais elevado de octanas , entre 110 e 120, contra 91 a 95 da gasolina.
O MON, avaliado em altos giros, oferece um resultado menor porque a temperatura na câmara de combustão, mais elevada, também facilita a combustão.
De qualquer forma, a informação que vale para o dono do carro, é a média desses dois valores ,basta somá-los e dividir o resultado por dois , o que, geralmente, é informado pelos postos de combustíveis, o número de octanas do combustível que será utilizado pode ser maior que o indicado pelo fabricante do veículo, mas não pode, de forma alguma, ser inferior ao recomendado.
A octanagem, que é o índice de resistência à detonação do combustível, não tem correspondência com a qualidade da gasolina, álcool ou GNV. Porém, motores de potência elevada exigem compressão mais alta e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Seja lá qual for o motor de seu veículo, é importante abastecer com um tipo de combustível que seja adequado a ele.
A adição de álcool é uma forma de aumentar a octanagem da gasolina, já que o combustível vegetal possui número mais elevado de octanas , entre 110 e 120, contra 91 a 95 da gasolina.
Antes de tudo, Robson e outros leitores, quero me desculpar pelo gigantesco atraso no meu comentário e lhes informar que não trabalho para a Petrobras.
ResponderExcluirNão tem como contestar o fato de que a Podium é a melhor gasolina brasileira e a que possui mais octanagem.
Veículos que tendem a bater pino com as outras gasolinas, mesmo as chamadas de "premium" param de fazer a preocupante batida de pino quando rodam com Podium.