Clubecarros: Roda de liga leve pesa mais que a de aço?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Roda de liga leve pesa mais que a de aço?

Curiosamente, as rodas feitas com essa composição de metais são mais pesadas que as de aço. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. “Se compararmos os dois materiais, a liga leve de alumínio tem peso inferior ao do aço, mas, no caso das rodas para veículos, o desenho acaba interferindo diretamente no resultado final.
As rodas de aço que geralmente ficam escondidas pela calota,o que permite uma construção simplificada, já que o estilo não é o destaque das rodas feitas de aço os fabricantes se concentrão apenas na resistência do material. 

Já com as rodas de liga leve o processo de fabricação é ao contrário, os progetistas se preocupam com aparência ,podemos ver isso pelas ruas: há rodas com aros bem finos, outras com grandes aberturas e por aí vai.
Como o desenho das rodas de liga leve é bastante sofisticado, a estrutura precisa ser reforçada para proporcionar segurança a motorista e passageiros. Por causa disso, usar uma quantidade maior de material é inevitável. É por isso que, em geral, as rodas feitas de liga leve se tornão mais pesadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário